top of page
Ni Yuxibu: Makhu e Esther Bonder, 2022

Galeria Ibirapitanga | SP

Exposição coletiva com Makhu

Ni Yuxibu - texto Ana Carolina

Texto curatorial por Ana Carolina Ralston

Foi às margens do Rio Jordão, no atual estado do Acre, que surgiu o mito YubeInuDuaBusë. Nele, um caçador Huni Kuin apaixonou-se por uma mulher-jiboia que lhe deu uma bebida especial com a qual DuaBusëpode enxergar passado, presente e futuro. A figura feminina encantada acaba por levá-lo para o fundo de um lago, águas estas onde se conheceram durante uma das incursões do guerreiro. É neste local que nasceu há milhares de anos o onixipae – “luz do cipó”, como é chamada a ayahuasca no próprio idiomafalado pelos Huni Kuin –,a partir dos segredos adquiridos por DuaBusë.

Este mito é recontado na pintura YubeInu, YubeShanu (2022), de Kássia Borges e Ibã Huni Kuin, dois importantes nomes do MAHKU, movimento de artistas Huni Kuin. A obra é parteda mostra Ni Yuxibu: Makhu e Esther Bonder, ciclo de diálogos entre artistas indígenas e ocidentais que celebram os diversos biomas brasileiros e que acontece na Galeria Ibirapitanga, dedicada à reflexão da Arte Natureza.

 

Crenças e fábulas também compõem o imaginário criativo da artista carioca Esther Bonder. As noções de paraíso dentro da concepção do povo judaico permeiam sua produção e aparecem na pintura Floresta Vermelha (2020) que compõem a mostra. A própria expressão Huni Kuin, Ni Yuxibu, que significa espírito da floresta, simboliza a união do corpo artístico que celebra a maior floresta tropical do mundo.

 

A trajetória de Esther como paisagista, ao lado de Burle Marx e depois de forma independente, trouxe a ela uma relação de respeito e reverência ao meio ambiente. Viagens à Amazônia brasileira também lhe proporcionaram familiaridade com a flora deste bioma, como o Buriti, espécie de palmeira encontrada em nascentes da região. É a partir de galhos secos que outrora abrigaram flores e frutos desta árvore que é feita a instalação Útero de Buriti, obra que se revela pelo espaço da galeria e nos relembra que é entre a natureza que reside nossa verdadeira nascente.

Junho, 2022

Ana Carolina Ralston

Curadora

bottom of page